domingo, 28 de setembro de 2008

Distúrbios Alimentares



Hoje em dia, há imensos jovens a sofrerem em silêncio de distúrbios alimentares, a Kika de “Rebelde Way” não é excepção. Esta jovem de 17 anos é muito pressionada pelas amigas e pela mãe a perder peso e resolve fazê-lo pela de forma rápida mas pouco saudável.
Não faças o mesmo, não corras o risco, se consideras que tens de perder peso, fala com um nutricionista.

O que são?


São doenças do foro psicológico estando na sua origem a interacção de factores psicológicos, biológicos, familiares e socioculturais. Caracterizam-se, fundamentalmente por alterações significativas do comportamento alimentar.
Uma ou Várias Causas?Sabe-se que não se deve a modas, mas que a pressão cultural para a magreza, a insatisfação e a preocupação com o peso podem contribuir, juntamente com outros factores, para um aumento da vulnerabilidade, que por sua vez pode levar á tomada de decisão de iniciar uma dieta. É pertinente referir que a dieta só por si não constitui uma condição suficiente para o desencadear de um distúrbio alimentar, mas é uma condição necessária, dado que não existem distúrbios alimentares sem dieta.

Sinais de Risco e de Alerta

- Emagrecimento rápido sem causa aparente
- Redução na quantidade de alimentos ingeridos ou escolha de produtos magros ou de baixo valor - calórico (dieta)
- Desculpas frequentes para não comer ou para o fazer isoladamente
- Mudança de temperamento (maior agressividade, irritabilidade e isolamento social)
- Não assumir a fome
-Isolamento social
- Atitude extremamente critica em relação à imagem e forma corporal
- Grandes oscilações de peso
- Comer frequentemente grandes quantidades de comida de forma compulsiva
- Utilização de laxantes ou diuréticos
- Instabilidade emocional (alteração de humor)



Tratamento


As doenças do comportamento alimentar são multideterminadas. Factores biológicos, sócio-culturais, individuais e familiares contribuem para o seu desenvolvimento, de diferentes formas, em indivíduos diferentes.O tratamento destas doenças é complexo, moroso e especializado, reconhecidamente difícil, em que a eficácia da terapia depende da existência de condições adequadas e de uma equipa multidisciplinar que funcione de forma a lidar, eficazmente, com os aspectos psicológicos, psiquiátricos, médicos e sociais destas doenças.Tanto na anorexia como na bulimia nervosas, o primeiro passo do tratamento a dar é o mais difícil. Antes de tudo é preciso que o individuo admita e assuma que tem um problema. Logo a seguir, e não menos complicado, terá de assumir a doença operante os outros e pedir ajuda.O problema é demasiado grave para ser mantido em segredo e necessita de ajuda especializada. Os indivíduos com doenças de comportamento alimentar geralmente não estão habituados a partilhar os sentimentos, sobretudo com a terapeuta. Têm demasiada vergonha em revelar o que estão a fazer. De um modo geral, uma bulímica que procura tratamento está mais motivada para a mudança que uma anoréctica.No doente bulímico, o medo de engordar é o sintoma chave da doença. Por outro lado, espera que a cura seja rápida e radical e , sendo impulsivo, não suporta a ideia de que a supressão das crises bulimicas seja lenta e sujeita a recaídas. O tratamento das doenças do foro alimentar processa-se numa longa e intensa interacção entre o doente e os profissionais de saúde, assim é fundamental que seja discutido com a paciente uma terapia onde os objectivos sejam clarificados e as etapas bem definidas.As decisões relativas ao tratamento, em cada etapa são tomadas de acordo com alguns critérios fundamentais:1. Idade;2. Contexto de vida actual;3. Duração e evolução da doença;4. Sintomatologia actual;5. Tratamentos anteriores;6. Personalidade prévia (depressão, impulsividade, etc.) 7. Estado físico.A cura de um doente bulímico passa por uma série de componentes essenciais á sua reabilitação:• Alimentação/Aconselhamento nutricional;• Medicação;• Terapia de grupo;• Terapia familiar;• Terapia individual/cognitivo-comportamental.• E grupos de apoio.

1 comentário:

mania high school musical disse...

Olááá! tudo bem ? espero que sim! obg pela visita e eplo comentarios logo estarei te divulgando bjx>3 at++!